14 de abril de 2011

FUNDAMENTOS DO MISTÉRIO DOS PORTAIS DE LIBERTAÇÃO



O principal fundamento de nossa Ordem é acreditar em Um Único Deus, sem jamais esquecer-se de servir sem ver a quem, não possuir inimigos, ser leal, respeitar a todos os ensinos e religiões, amar o próximo, não caluniar, estudar as bases espirituais existentes, respeitar a hierarquia.

A mente sã determina o individuo; para isto, e por isto, a postura diante do Fundamento faz o iniciado! O pensamento deve estar em sintonia com o Mistério revelado; assim seu coração e direção mental estarão abertos para assimilar e compreender o que esta sendo passado pelo Regente. Aspirações importantes para um futuro próspero e elevado como Regente e para todo Iniciado só são aprendidas pela paciência e perseverança.

Sabemos que falsas promessas encantam, mas não levam à Luz; este procedimento é muitas vezes vendido na espiritualidade. Por este motivo é salutar que um iniciado aprenda que ele é um ser em evolução, que passará por provações, e aquele que não possuir um alicerce baseado nestes fundamentos sucumbirá diante do primeiro obstáculo. Retidão espiritual, mental e emocional, é Fundamento. A doutrina deve ser desmistificada de ilusões.

A ciência, a astrologia, a astronomia, a filosofia, devem ser observadas em nossos fundamentos. Atuamos com pura metafísica, com Leis de causa e efeito, com magnetismos, vibrações e energias, tudo processado através de elementos naturais, e que se fundamentam na compreensão da eletricidade e do magnetismo que o corpo humano possui que, de forma comum, encontramos este tais fenômenos bem explicados como sendo mediunidade.

Mediunidade é a capacidade de intermediar estas ações, que são naturais aos seres humanos; sendo assim todos os seres humanos possuem tal faculdade. Não estou citando mediunidade como fator de efeito físico, e sim como uma ciência a ser compreendida e estudada. Nem estou mencionando os fatores mediúnicos já comprovados, da psicofonia, psicografia, clarividência, que são atributos de médiuns de ação especial dentro da espiritualidade, especialmente em trabalhos religiosos.

Unindo estas características importantes, formamos uma base indispensável para os nossos estudos. Aplica-se, ainda, a compreensão da complexidade da existência, ressaltando as mudanças da crosta terrestre no decorrer dos milênios, tudo fundamentando uma Gênese direcionadora aos Iniciados, acrescentando-se a influência direta dos Planetas em relação aos seres humanos, indicando estudo que fundamenta os magnetismos existentes, que são manipulados pelos iniciados.

Os símbolos, como ação milenar, tornam-se um dos recursos utilizados pelas Ordens, para definir um Poder, identificar um Mistério, apontar um caminho, etc.. Lembro que símbolos são ferramentas que indicam um Poder; são atribuídos aos símbolos elementos gráficos, que são imagens espelhadas de forças em ação nas diversas dimensões. Sendo assim, um símbolo retrata, com exatidão, características poderosas, que vêm para auxiliar os Iniciados e aqueles que buscam orientações nas Ordens Iniciáticas.

Aplica-se ainda aos símbolos, o entendimento metafísico, uma junção de movimentos energético-magnéticos criados dentro do espaço onde se retrata o símbolo. Podem, ainda, estarem acompanhados de cristais, metais e outros elementos naturais, que possibilitam ao iniciado devidamente outorgado, a ativação do Mistério.

Ortiz Belo de Souza Regente e Mestre do Mistério Portais de Libertação